Multibloco lança Carnaval tá ON

 

Live acontecerá dia 20, com lançamento de samba e clipe com diversos ritmistas.

 

O Carnaval ainda não acabou! O Multibloco lança o Carnaval tá ON, no sábado, dia 20, às 18h. A live será no Canal do Multibloco, no YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=e3mN5UaQWsc - com direção musical de Thaís Bezerra e Lino Amorim. O evento terá participação dos cantores Ana Bispo, Xandy Carvalho, Priscila Barreto e Adriano Góes, entre outros. A cantora Marina Iris também se apresentará acompanhada da violonista Samara Líbano e da cavaquinista Yasmin Alves.



No dia, será lançado também o samba-enredo do Multibloco 2021, com clipe gravado com integrantes da Oficina de Percussão. A letra do samba fala sobre o momento atual e foi composta coletivamente. O Samba Multibloco Carnaval tá ON será lançado no YouTube e Instagram do @multibloco .

 

Texto: Ágata Cunha.

Foto: Divulgação.

 

 

 

“Mostra Plataforma Dança Intercâmbio” acontece de 25 de fevereiro a 28 de março com renomados bailarinos na cena da dança mundial

 

Evento 100% on-line apresentará espetáculos, debates, mesas e palestras de temas do universo da dança.

 

Com o surgimento da pandemia em 2020, diversos setores da nossa sociedade tiveram que se readaptar. Um deles foi a cultura, fazendo com que espetáculos e apresentações migrassem para o on-line, garantindo o ofício daqueles que vivem da arte, assim como o entretenimento para o público em geral. Um dos eventos mais conceituados para aqueles que amam Dança Moderna estreia no próximo dia 25 de fevereiro, às 20h, com espetáculos, debates, mesas e palestras de temas a fins, ao universo da dança. A Mostra Plataforma Dança Intercâmbio é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc e reunirá profissionais de extrema qualificação e talento para uma colaboração artística de encantar a alma!



O evento é gratuito, 100% on-line e trará renomados coreógrafos e bailarinos oriundos de vários países, unidos pela curadoria e direção artística da bailarina carioca Andrea Raw para a elaboração de uma mostra on-line com espetáculos de dança moderna, que pretende alcançar diferentes pontos da cidade, com projeção nacional e internacional, levando, além de um trabalho de alta qualidade artística, oficinas on-line de aprimoramento e difusão das técnicas de Dança Moderna mais proeminentes do mundo, bem como debates e palestras.

Para a edição de estreia, a Mostra Plataforma Dança Intercâmbio apresenta um elenco estelar, que se destaca na cena da dança de Nova York e mundial: Bradley Shelver, primeiro bailarino da Metropolitan Opera de NY e ex-bailarino de inúmeras companhias de destaque como Ailey II, Elisa Monte Dance Company, Limón Dance Company, entre outras; Pablo Ruvalcaba, solista da Limón Dance Company, além da própria Andrea Raw, que também é formada pela Martha Graham Dance School de Nova York e diretora da Companhia Dança 3, no Rio de Janeiro.


Concebido por Andrea Raw Iracema, Diretora Artística da ARTEDUCAÇÃO Empreendimentos Artísticos e Educativos, e idealizadora do já conhecido Congresso Panamericano de Dança Moderna, a Mostra Plataforma Dança Intercâmbio é mais um projeto inovador, sem jamais perder o enfoque das ações educativas e sociais que permeiam o trabalho da empresa e caracterizam suas ações e eventos.

A Mostra terá a apresentação de 5 espetáculos, cada um exibido 4 vezes, em um total de 20 exibições. Completando seu mix de ações, o trabalho oferecerá gratuitamente oficinas com artistas integrantes dos espetáculos, como a bailarina e coreógrafa Laura Roatta, a professora e bailarina Maxine Steinman e a diretora da Compañía Nacional Contemporanea da Argentina Margarita Fernandez, entre outros. Do time nacional, Andrea Raw, assim como Fátima Suarez, com seu belíssimo trabalho acerca da obra de Isadora Duncan, a professora e bailarina Rocio Infante, e outros colaboradores da Companhia Dança 3.



“Será uma grande oportunidade de assistir a espetáculos de qualidade, de experimentar aulas práticas com profissionais de excelência e participar de mesas de debate de conteúdo relevante e enriquecedor. Sem contar com as bolsas de estudo para os cursos regulares da Escola Panamericana de Dança Moderna, que serão sorteadas ao longo das 5 semanas de evento, além de outros brindes. Tudo online e tudo gratuito, um grande presente para as pessoas em todo o Brasil e fora”. Afirma Andrea Raw.

 

Serviço:

 

Mostra Plataforma Dança Intercâmbio.

Data: 25 de fevereiro a 28 de março.

Espetáculos: quinta a domingo, às 20h.

Debates: sábados e eventuais domingos, após a exibição do espetáculo.

Programação: a programação completa é disponibilizada no Instagram @escoladancamoderna e site oficial do evento (https://escoladancamoderna.com.br/).

Para assistir e participar: os espetáculos serão transmitidos pelo YouTube da Escola Panamericana de Dança Moderna, com retransmissão pela página da Escola Panamericana de Dança Moderna no Facebook, e no site da escola (https://escoladancamoderna.com.br/).

O evento ocorrerá de forma 100% online e gratuito.

 

Texto: Alex Ferraz.

Fotos: Fernando Ferreira & Divulgação.

 

 

Grupo Cartola de Noel faz live de comemoração de 10 anos de estrada

 

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, Grupo Cartola de Noel comemora 10 anos com live no Teatro Rival.

 

O Teatro Rival Refit abre suas portas para receber o Cartola de Noel, que fará uma Live sem a presença de público, no dia 20 de fevereiro, sábado, às 19h30 com transmissão ao vivo, no canal do YouTube do Grupo Cartola de Noel https://www.youtube.com/user/cartoladenoel  e do Teatro Rival https://www.youtube.com/teatrorivalrefit .



Resgatar e dar continuidade ao samba em sua forma mais original, esta é a proposta do grupo, que se apresentará no formato de live, pela primeira vez, desde o início da pandemia. “Estamos animados por esse reencontro com o público, ainda que no formato virtual. E muito ansiosos pela chegada da vacina, para o bem de milhões de brasileiros que necessitam dela” - conta Fernando Fontes, cavaquinista e fundador do grupo.

Conquistando fãs a cada apresentação, Cartola de Noel tem como admiradores artistas renomados que já fizeram participações em seus shows, a exemplo de Ney Matogrosso, Zezé Motta, Jorge Vercillo e Leila Pinheiro, entre outros.

Para essa apresentação, o grupo terá como convidado Wallace Santos, sambista que é destaque nas casas de shows, do Rio de Janeiro.

 

Links Cartola de Noel:

 

Canto das Três Raças​ - https://www.youtube.com/watch?v=E79F4_PHWP4

 

Beija-me​ - https://www.youtube.com/watch?v=oMnOfFjay14

 

Serviço:

 

Sábado 20 de fevereiro às 19h30.

Transmissão ao vivo nos canais do YouTube: Cartola de Noel  https://www.youtube.com/user/cartoladenoel e Teatro Rival Refit https://www.youtube.com/teatrorivalrefit

Texto: Mauricio Aires e Rogerio Alves.

Fotos: Jorge Marcílio.

 

A incrível história de Rogerinho R9, craque do Futebol de Amputados

 

O amor pelo futebol, que superou uma deficiência e hoje se tornou uma referência mundial.

 

Craque da Seleção Brasileira e também da equipe do Corinthians Mogi, Rogerinho R9 atingiu a marca histórica de 549 gols, sendo o único amputado no mundo a ter esse recorde mundial.



Rogerinho R9 nasceu sem uma perna, por causa de uma formação congênita. Mas desde criança nada o impediu de superar os obstáculos. Rogerinho começou a jogar futebol aos 07 anos de idade, foi paixão à primeira vista com o futebol. Sem conhecer a modalidade, R9 sempre jogou bola na sua infância, porém ele era a única pessoa com deficiência. O craque não sabia que existia a modalidade para as pessoas amputadas.

O atleta começou sua trajetória na modalidade, no ano de 2001, participando pela primeira vez de um campeonato oficial. Ao longo dos anos, sempre sendo artilheiro, no ano de 2009 conseguiu chegar à Seleção Brasileira de Futebol de Amputados. Realizando seu sonho de criança, na sua primeira competição com a Seleção, conquistou seu primeiro título, campeão e artilheiro da Copa América Futebol de Amputados. A Copa foi na Argentina, na cidade de Crespo.



De lá pra cá, Rogerinho R9 continuou marcando e conquistando recordes pessoais. Grandes títulos com o Corinthians Mogi e também com a Seleção Brasileira.

Além disso, Rogerinho R9 é presença confirmado em quase todos os Jogos das Estrelas, onde já teve a oportunidade de jogar com Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Falcão, Craque Neto, Amoroso, Gabriel Jesus, Everton Ribeiro, Amaralzinho, Turma do Pagode, Dilsinho, Marcos Assunção, Rodrigo Faro, Mc Guimê, Mc GUI, Mc Kevin, Aloísio Chulapa, Dinei, Pavão, Paulo Sérgio, Ederson, Felipe, Raquel Freestyle, Diego Freestyle, Jukanalha, Lucaneta, Michael, Emerson Sheik, Presidente Jair Bolsonaro, Cartolouco, Felipe Prior e Mc Livinho, entre outros.

"Hoje ando na rua na minha cidade e a galera comenta, eu já joguei bola com você lá na escola, na rua, no clube aonde eu frenquentava. Isso é muito gratificante para mim, marquei uma geração de pessoas e naquela época a galera já me incluía na sociedade e eu podia jogar bola com eles. Foi uma época muito boa e marcante para mim", destacou Rogerinho R9.



 

Contato no Instagram: @rogerinhor9

 

Texto: Joacles Costa.

Fotos: Arquivo Pessoal Rogerinho R9.

O cantor é um atleta da voz, de alta performance

 

Cristiane Magacho, fonoaudióloga, fala da qualidade vocal do cantor. 

A fonoaudióloga Cristiane Magacho afirma que "o cantor é um atleta da voz, de alta performance. Muitos usam sua ferramenta de trabalho por horas seguidas aos finais de semana, sem contar nos dias de ensaio".

Ainda é comum o cantor popular procurar um fonoaudiólogo ou um otorrino somente depois de perder a voz, sentir cansaço vocal ou ficar muito rouco após uma maratona de shows. Felizmente, estes casos têm diminuído, já que estes profissionais da voz cantada têm consciência da importância da prevenção da saúde vocal.

Há cantores que acreditam no seu talento natural. Não veem a necessidade de terem aulas para conhecer e potencializar seu aparelho fonador, sua extensão vocal, assim como trabalhar a parte artística da sua voz. Muito menos acompanhamento fonoaudiológico, que visa conscientizá-los sobre os cuidados com a voz, que devem ser constantes, assim como potencializar a produção da voz, a ressonância, a articulação e a respiração, isso com intuito de não se machucarem e, consequentemente, não adquirirem alguma lesão nas cordas vocais.

Tais lesões são diagnosticadas pelo otorrinolaringologista, médico especialista em cuidar da laringe, e que podem ser: nódulos vocais, pólipos vocais, edema de Reinke, e até a laringite, causada pelo refluxo laringofaríngeo.


Alguns cantores, sem técnica vocal apropriada, acabam usando um ajuste muscular de tensão na laringe e trato vocal, gerando a síndrome da tensão músculo-esquelética.

Todas as situações mencionadas acima favorecem o aparecimento de fendas nas cordas vocais, gerando muitas vezes soprosidade e até rouquidão.

Instagram: @dracristianemagacho

Texto: Paula Ramagem.

Fotos: Divulgação.

Novo restaurante da Lapa em casarão histórico começa seu delivery

 

Espaço que se prepara para ser casa de cultura, com shows e exposições, fica ao lado da Escadaria Selarón e abre seu serviço de entregas.


No casarão histórico onde viveu o ícone do Choro, Jacob do Bandolim, o Rio de Janeiro tem agora um novo empreendimento que une restaurante, casa de cultura e bar. O Bandolim Restaurante Cult Bar começou seu serviço de entregas de gastronomia plant based feita pela chef especializada Larissa Calado, através do iFood, para toda a região do Centro, Santa Teresa, Tijuca, Laranjeiras e adjacências.



A princípio, antigamente, o local era a Pensão Pick, nos números 97 e 97A da Rua Joaquim Silva, na Lapa. Ali viveu esse mestre da música brasileira, Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim (1918-1969). Em verdade, naquele local que ele aprendeu a tocar o instrumento que o consagrou e nomeia a casa. A bela obra arquitetônica ficou 40 anos no abandono, porém, o lugar, cheio de detalhes em art nouveau, ganha agora novos ares - finalmente.

O Bandolim Restaurante Cult Bar fica ao lado do terceiro ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro, ou seja, a cheia de cores e imponente Escadaria Selarón, cenário para fotos o dia todo, de domingo a domingo. A inauguração do espaço físico está prevista para 19 de março, com vagas limitadas, seguindo as regras da Organização Mundial de Saúde.



O gerente Fachal Júnior tem grandes expectativas para a renovação da cidade. "Fazemos parte de uma proposta de revitalizar o Rio de Janeiro. Afinal, com tantas casas fechando, estamos apostando na nossa cidade, focando em algo diferente com todo um estilo que favorece a experiência gastronômica. Nossos pratos prezam por uma explosão de sabores novos, os quais resultaram de pesquisas da nossa chef Larissa Calado", declara Fachal.

A parte cultural ficará a cargo do jornalista Alvaro Tallarico e abarcará exposições, shows e eventos.

Enfim, as entregas ocorrem em uma embalagem sustentável de pegada rústica. Para pedir é só acessar a página do restaurante no iFood ou pelo telefone e whatsapp: +5521 979161879. O instagram da casa é o @bandolimrio.



Serviço:

Bandolim Restaurante Cult Bar.

Entregas de terça a domingo, das 12h às 16h.

Por Redação.

Fotos: Larissa Calado.

Fotógrafo lança livro com fotos inéditas de pontos turísticos da Cidade Sorriso

 

Niterói em Fatos e Fotos, uma pérola entre as obras de sua categoria, assinada pelo fotógrafo, apaixonado por sua cidade, Antonio Schumacher e publicada sob o selo da DB Editora, é uma declaração de amor à Cidade Sorriso. Ricamente produzido, o livro apresenta 50 dos principais pontos histórico-culturais de Niterói, a maior parte, patrimônios tombados. Todas as imagens são de autoria de Schumacher. Muitas delas pertencem ao seu arquivo pessoal, no entanto, a maioria foi realizada especialmente para o livro.



Apresentando registros em textos bilíngues e fotos em ângulos originais, inclusive aéreos, de monumentos arquitetônicos entre os mais antigos do país, e recantos naturais, o livro Niterói em Fatos e Fotos é uma preciosidade à parte! Nele, os leitores encontrarão prédios centenários, museus, fortes militares, igrejas, hortos e parques ecológicos, equipamentos culturais e praias paradisíacas. Também estão entre os locais selecionados a lendária Pedra do Índio, o sesquicentenário Theatro Municipal João Caetano – berço das artes cênicas brasileiras – e a Ponte Rio-Niterói, que já foi a segunda maior via suspensa do mundo.

“Observando alguns registros fotográficos existentes das maravilhas de Niterói, percebi que faltava algo, geralmente apenas as fachadas eram retratadas. Daí veio a ideia de produzir um livro de fotos sobre a cidade sob um ponto de vista especial, que incluísse cliques aéreos de drone e ângulos internos, com foco na arquitetura de época, proporcionando ao público uma perspectiva diferente de cada local”, conta Schumacher.

Franciane Barbosa, sua irmã e sócia na DB Editora, que comemora 16 anos de fundação em 2021, abraçou a iniciativa e abrilhantou, ainda mais, a obra com a história resumida de cada ponto retratado, em português e inglês, o que torna o conteúdo do livro mais acessível aos visitantes estrangeiros. Após quatro anos à espera de financiamento, o projeto, enfim, realizou-se por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, tendo como único incentivador o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).



“Nós da DB Editora estamos muito honrados e gratos por fazermos parte dessa nova fase cultural que se inicia em Niterói – um dos poucos municípios do Brasil com Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Agradecemos imensamente a, sempre visionária, Dra. Ilza Fellows, diretora do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) que acreditou em nosso sonho e se uniu a nós neste projeto. Tantos foram os que nos ajudaram que aqui não caberiam toda nossa gratidão. No entanto, precisamos agradecer, também de forma especial ao Dr. Waldenir de Bragança que, por sua tão ilustre presença, não só abrilhantou como consagrou nossa obra. Nossa eterna gratidão a ele por todo carinho e respeito”. Pontua Franciane.

A obra teve distribuição em escolas, faculdades, bibliotecas, instituições filantrópicas e aparelhos culturais, além da Neltur e da FAN. Uma tiragem extra foi reservada para venda. Mais informações pelo site dbeditora.com ou pelo telefone (21) 97922-0004.  

Especializado, há mais de dez anos, em fotos de arquitetura e paisagens, Schumacher é formado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. O fotógrafo de 40 anos é casado com Sandy Gomes, pai de Bruna e Caio e diretor de design e fotografia da DB Editora.



“Todas as sessões fotográficas foram especiais, emocionantes, cada qual por uma razão diferente. Não tenho palavras para descrever minha felicidade ao ver este trabalho finalizado – sem dúvida uma oportunidade única de demonstrar todo o meu amor por Niterói. Espero que consiga exaltar toda a beleza dessa cidade incrível através das minhas fotos e causar as mesmas sensações maravilhosas que tive em todos que apreciarem essa obra, que tem o propósito de exaltar as riquezas niteroienses, não só para os que aqui residem, mas para o mundo todo”. Finaliza Antonio Schumacher.

Esta obra é o terceiro projeto cultural realizado pela DB Editora através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei nº 3182/2015, que entrou em vigor em agosto de 2017. Esta lei é de suma importância para a cidade de Niterói, pois tem como objetivo fomentar projetos culturais, sendo por isso tão desejada por artistas, produtores e empresas do segmento. Os projetos podem ser totalmente incentivados por pessoa física ou jurídica, com a renúncia fiscal do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e/ou do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), com reembolso de até 100% do valor incentivado, sem burocracia, de forma ágil e simplificada.

 

Texto: Roberta Pereira.

Fotos: Divulgação.

Campanha Solidária para Edição Comemorativa de 12 anos da Revista Roteiro dos Desfiles

 

Vem se engajar nessa CAMPANHA! 

 

Para suprir a ausência do Carnaval, suspenso por causa da pandemia, a equipe da revista mais querida da Sapucaí – o Roteiro dos Desfiles – está promovendo uma campanha de financiamento coletivo para lançar a 12ª Edição Especial – a revista trará um registro histórico das escolas campeãs da última década, com fotos, entrevistas, enredos e sambas-enredo, curiosidades, artigos, além de realizar um grande festival virtual com pockets shows, lives-entrevistas, exibições de desfiles, oficinas carnavalescas e palestras.



Contribua e Compartilhe!

Confira o vídeo!

Assista neste link https://benfeitoria.com/roteirodosdesfiles12anos 

Vem com a gente realizar essa Edição Especial!



Acompanhe as novidades no Instagram @roteirodosdesfiles


Texto: Enildo do Rosário (Viola).

Fotos: Divulgação.

1º Seminário Flisgo – Escritas Pretas

 

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro acontecerá o Seminário Flisgo - Escritas Pretas, que será totalmente on-line e gratuito. O evento reunirá pesquisadores, professores, escritores e artistas, que participarão de painéis e/ou ministração de oficinas, centralizando uma reflexão em busca de outra forma sócio-histórica de conhecimentos que foram invisibilizados e estigmatizados, no campo das relações étnico-raciais.



As atividades se iniciam às 10 horas, do dia 19, com uma oficina de arte indígena e a abertura oficial do evento, com a Conferência do renomado escritor Éle Semog, secretário executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP. No dia 21, último dia, o samba pede passagem com uma oficina sobre samba-enredo, ministrado pela Profa. Dra Helena Theodoro, pesquisadora da cultura africana e afro-brasileira, além de rodas de conversa sobre a importância do resgate histórico do movimento.

Segundo Alberto Rodrigues, o Escritas Pretas “simboliza a jornada dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo, em março, propondo uma reconfiguração das rasuras da historiografia oficial excludente que fomentou o apagamento sistemático das culturas e escritas pretas, bem como a dos povos originários, modelando os efeitos da colonização e da colonialidade do poder sobre formas de expressão escrita e demais práticas artísticas/culturais”.

Ao que complementa a curadora do evento, Profa. Dra Shirlei Victorino, pesquisadora e formadora do Centro de Formação Continuada/Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo: “Trata-se de uma ação afirmativa e inclusiva da autoria negra/indígena, em diálogo com a educação, dinamitando preconceitos e estereótipos veiculados pela literatura/mídia canônicas, consolidando um campo de estudos culturais, linguísticos, para o literário. O trabalho com as Leis 10639/03 e 11645/08, que trata da implementação da história e culturas africanas, afro-brasileira e indígenas no currículo escolar, constituem ações educativas de combate ao racismo e às discriminações”.

O Flisgo – Escritas Pretas é mais uma ação afirmativa do Grupo Acesso Cultural, que visa contribuir no entendimento da luta contra o Racismo e tem o incentivo da Lei Emergencial de Cultura, Lei Aldir Blanc (nº 14.017, de 29 de junho de 2020). O seminário conta com o apoio do CREFCON/SEMED-SG que certificará a quem participar de forma efetiva das atividades.



Presenças confirmadas: da Pesquisadora Indigenista Papiõn Cristiane Santos, do Umbandista Waguinho Macumba, Apóstolo Dzankon Detemen (Congo), do Escritor Cristino Wapichama, da Pesquisadora Fernanda Vieira, do Prof. Dr. Amauri Mendes, Dr. Prof. Renato Nogueira, do Diretor e ator Licínio Januário, da Atriz e Produtora Cultural Sol Miranda, da Dra. Laís Meri, do Vereador Prof. Josemar, da Historiadora Silene Orlando, da Professora e Feminista Leila Araújo, Dra. em Educação Lia Vieira.

No compasso do samba, contaremos com as presenças de Jerônimo Gegê (presidente da ala dos compositores da Estação Primeira de Mangueira), Wanderley Borges (A voz da Sapucaí); Compositores de samba enredo: Márcia Lopes (poetiza e integrante do Movimento de Compositores "Samba na Fonte/RJ"); Eric Costa e Rafael Raçudo (Porto da Pedra); além do sambista e escritor Paulinho Freitas.

Para mais informações sobre o Seminário acesse o canal do YouTube Q-Cria e o Instagram @flisgo.

 

Texto: Roberta Pereira.

Fotos: Divulgação.

Reconto: Mostra internacional literária faz evento de Carnaval

 

Público é convidado a contar suas histórias de folia, ao vivo.

 

“Contos para um domingo de Carnaval” é o tema da sexta edição do projeto “Reconto – Cada qual no seu recanto”, que promete trazer muita música e diversão para este ano de festa sem aglomeração. No dia 14 de fevereiro, seis narradores farão um verdadeiro baile de contos, marchinhas, canções e poemas, de 16h a 19h, ao vivo, via Zoom.  O público também poderá compartilhar suas histórias de Carnaval, por chat.



Pela primeira vez, a música será um elemento dominante no evento literário. Entre os convidados, uma dupla de trovadoras itinerantes cearenses vai contar a história do samba, com números musicais, contos da tradição popular e histórias de Carnaval. “Como disse João do Rio, ‘um carnaval sem aventuras não é carnaval’ e todo mundo tem o seu relato de Carnaval, então também queremos ouvir as histórias do público”, diz o ator José Mauro Brant.

Com a intenção de fazer a economia criativa girar e promover encontros antes impossíveis, presencialmente, a mostra internacional de contadores de histórias é destinada para crianças de todas as idades e acontece 100% on-line e ao vivo. As rodas de histórias temáticas recebem convidados nacionais e um convidado internacional, e, como diz o título, “cada qual no seu recanto”.



A idealização e direção artística são de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase trinta anos dedicados ao ofício de narrar histórias, que divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura.

 

Os convidados da edição:

Jorge Serafim - Beja – Portugal, Trovadoras Itinerantes - Fortaleza – Ceará, Ana Nogueira - Rio de Janeiro – RJ, Roger Castro - Caxias do Sul – RS, José Mauro Brant – Rio de Janeiro – RJ e Benita Prieto – Alhandra – PT.

 

Para adquirir os ingressos, acesse o site Go Free .

Mais informações e descontos para professores, grupos e alunos da rede pública, mande um e-mail para: recontocadaqualnoseurecanto@gmail.com .

 

Texto: Rosa Andrade.

Fotos: Divulgação.

 

Nutricionista Zilar Coelho fala sobre motivos que dificultam a perda de peso

 

Má qualidade do sono, ansiedade e alimentação sem acompanhamento são alguns dos fatores.

 

Uma alimentação saudável não significa uma alimentação restrita, repetitiva e sem cor, pelo contrário, uma alimentação saudável inclui alimentos diversificados, coloridos e agradáveis ao paladar. Para quem planeja emagrecer, uma alimentação equilibrada e balanceada é fundamental para alcançar os resultados ideais. Emagrecer não é apenas perder peso, é necessário um acompanhamento profissional para auxiliar na alimentação individualizada para que não haja prejuízos à saúde e seja adequada à rotina, além de mudanças comportamentais que levarão a novos hábitos e a uma mudança no estilo de vida.



Segundo a nutricionista Zilar Coelho, "a perda de peso é um problema para muitas pessoas: apesar do esforço, muitos têm dificuldade em atingir sua meta. E vários fatores podem contribuir para isso. O controle do peso está ligado a diversos hormônios, cujos níveis muitas vezes estão sob controle de nossa genética. Eles regulam apetite, saciedade, gasto calórico, depósito localizado de gordura, capacidade muscular e são controlados pelos genes. Assim, dois indivíduos fazendo o mesmo exercício podem apresentar um gasto calórico diferente um do outro. O mesmo em relação à dieta, que pode ter um impacto diferente entre as pessoas".

A ansiedade pode determinar aumento de peso por dois motivos básicos: o aumento da compulsão por alimentos prazerosos, que elevam os níveis de dopamina, e por açúcares, que elevam os níveis de serotonina. Ambos os hormônios determinam prazer e acalmam a pessoa, compensando a ansiedade. Além disso, algumas pessoas produzem, sob estresse crônico, altos níveis de cortisol, um hormônio que determina acúmulo de gordura (principalmente abdominal) e acúmulo de líquido.

A redução e a má qualidade do sono também determinam diversas alterações: redução dos níveis de hormônio do crescimento, promovendo perda de massa muscular e aumento da gordura abdominal. Pode ocorrer também o aumento do hormônio que estimula o apetite e a redução do hormônio que impede o acúmulo de gordura.

Por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional que possa tratar de cada um desses fatores, pois genética não é destino, é totalmente possível expressar ou silenciar genes com hábitos de vida saudáveis, assim como controlar a ansiedade e os fatores que levam a má qualidade do sono, promovendo a saúde e melhor qualidade de vida.

Dra. Zilar Coelho trabalha com Nutrição Clínica funcional. Formada em Nutrição pela Unisuam, com especialização em Estética pela Veiga de Almeida e pós-graduação em Fitoterapia aplicada à Nutrição Clínica pela UFRJ. Atualmente, atende no Centro Estético Bianca Sanoli, no Méier, e a partir de fevereiro, em consultório, no Shopping Nova América, Del Castilho, RJ. Também faz atendimento on-line.

 

Instagram @nutrizilarcoelho

 

Texto: Paula Ramagem.

Foto: Divulgação.

Neste domingo de Carnaval tem live com o projeto Vozes do Samba, que reúne vários intérpretes do Carnaval carioca

 

Neguinho da Beija Flor, Serginho do Porto, Gilsinho e Zé Paulo Sierra, são alguns dos cantores das Escolas de Samba do Rio.

 

Com o cancelamento do Carnaval 2021, por causa da Pandemia do Novo Coronavírus, os foliões estão órfãos da folia. Pensando nos amantes do mundo do Carnaval, o projeto Vozes do Samba apresenta, neste domingo de Carnaval, dia 14 de fevereiro, a partir das 16h, uma live com os maiores intérpretes das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e os melhores ritmistas de todas as agremiações.  A festa será transmitida no YouTube do site Carnavalesco. Para assistir a live, é só se inscrever nesse link: https://www.youtube.com/c/SiteCARNAVALESCO2007/featured .



Reúnam a família, arrastem o sofá, pro canto da sala e coloquem a fantasia com muito brilho, luxo e glamour e muitos confetes e serpentinas para curtir a folia, dentro de casa.

A abertura do evento será com Neguinho da Beija-flor que cantará alguns dos seus sucessos, juntamente com a renomada cantora Karinah. Em seguida, entra em cena o cantor de pagode Rodrigo Gomes e, na sequência, as vozes que embalam o maior Espetáculo da Terra conduzirão um super show, ao vivo, para o Brasil e o mundo, com grandes sambas antológicos que não vão deixar ninguém em casa ficar parado.



A apresentação fica por conta do ilustríssimo Milton Cunha dando um toque especial para o espetáculo.

Intérpretes convidados, Neguinho da Beija-Flor, Wander Pires, Tinga, Preto Joia, Evandro Malandro, Ito Melodia, Gilsinho, Leozinho, Zé Paulo Sierra, Emerson Dias, Quinho, Wantuir, Celsinho Mody, Carlos Jr, Marquinhos Art'Samba e Serginho do Porto.



 

Serviço:

Live: Projeto Vozes do Samba.

Data: Domingo, 14 de fevereiro de 2021.

Horário: 16hs.

Transmissão no Canal do YouTube do site Carnavalesco. https://www.youtube.com/c/SiteCARNAVALESCO2007/featured .

 

Texto: Enildo Viola.

Fotos: Alex Nunes, Henrique Mattos & Divulgação.

Evento virtual Roda Cultural Consciente

 

Evento virtual Roda Cultural Consciente recebe o rapper Raminzin e Dj Dinna Groove.

 

No domingo, 14 de fevereiro, às 14h, acontece a Roda Cultural Consciente – RO.C.C, que pretende reunir Mcs, Bboys, grafiteiros e Djs, em um grande encontro virtual. Apresentada pelo rapper e produtor cultural Tonny Boss, a atração receberá o renomado rapper Ramonzin, e a Dj Dinna Groove embalando a pista e as batalhas de bboys.



A Transmissão, ao vivo, acontece no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYDGCQ0-3XYd3S2x_RlHCLQ

 

Texto: Alex Ferraz.

Foto: Divulgação.

A volta à cena da amante do rei apagada da história

 

“Eugênia”, a mulher do século XIX que tem muito a dizer para a mulher de hoje.

 

Século XIX. A jovem Eugênia José de Menezes, filha do governador de Minas Gerais, tem um romance com Dom João VI, engravida e é expulsa da Corte, sendo exilada num convento. Se fosse hoje em dia, diríamos que ela tinha sido “apagada”, como são apagados negros, gays, trans. Apagada por ser mulher. Mas também partiríamos para as redes sociais para “cancelar” Dom João VI, o covarde que não se limitava a comer frangos. A história da amante do rei virou peça escrita por Miriam Halfim, dirigida por Sidnei Cruz e encenada pela atriz Gisela de Castro. “Eugênia” será exibida pelo streaming da Sympla, neste fim de semana de não-carnaval.



O questionador e divertido monólogo tem muito a dizer. E diz. Manda um recado para a mulher contemporânea, ainda na luta por seu espaço, seu reconhecimento, para não ser apagada, mas, sim, para poder escrever sua própria história. Com tanto a dizer, a discussão vai extrapolar a sessão. E, depois do fim da apresentação, vai ter bate-papo com Gisela.

“Eugênia” foi um sucesso em diversos palcos cariocas. Foram quatro temporadas e muitas indicações a prêmios. A encenação que será exibida foi filmada durante a primeira temporada, no Planetário da Gávea, em 2016. Uma ótima oportunidade para conhecer essa mulher de dois séculos, que ainda precisa ser ouvida.

 

Serviço:

Espetáculo "EUGÊNIA", escrita por Miriam Halfim, dirigida por Sidnei Cruz e encenada pela atriz Gisela de Castro.

Dia 13 de fevereiro – Sábado, às 20h.

Ingresso: R$ 15.

https://www.sympla.com.br/eugenia-no-carnaval__1124520 .

 

Dia 14 – Domingo, às 20h.

Ingresso: R$ 15.

https://www.sympla.com.br/eugenia-no-carnaval-copia__1125814 .

Duração: 55 min.

Classificação: 12 anos.

Gênero: Comédia.

 

Texto: Sheila Gomes.

Foto: Divulgação.